Fitorreguladores são substâncias utilizadas para interferir no metabolismo (anabolismo e catabolismo) dos vegetais. Os mais conhecidos são os hormônios, quais sejam as diversas formas (naturais e sintéticas) de Etileno, Giberilinas, Ácido Abscísico e Citocianina .Pode-se dizer que todo hormônio vegetal é um potencial fitorregular, mas nem todo fitorregulador é hormônio visto a confecção sintética de algumas dessas substâncias que não são encontradas nos vegetais.
Fitorreguladores na Citricultura
Necessidade de aumentar à produtividade, qualidade e conservação dos alimentos, aplicações de reguladores vegetais, biorreguladores, fitorreguladores ou em algumas situações também chamados de "hormônios vegetais", apresenta-se como uma importante ferramenta. Estas substâncias podem ser produzidas naturalmente ou sintetizadas quimicamente e quando aplicadas nas plantas interferem em sua fisiologia. São chamadas de hormônios quando são produzidas também pelas plantas, exemplo o ácido giberélico.
Embora seja prática comum em vários países, muitas regiões ainda não há utilizam ou fazem de forma incorreta por não levarem em consideração aspectos fisiológicos da planta que são determinantes para o bom resultado, o Brasil é um exemplo.
Países como Espanha, África do Sul, Uruguai, Israel, EUA, Japão e Argentina, conhecidos pela qualidade e produtividade, utilizam dessa técnica para controlar o florescimento, pegamento, crescimento, maturação e senescência dos frutos.
Desenvolvimento do fruto, surgem novamente às auxinas. Estas substâncias promovem o raleio químico que diminui a competição entre frutos por minerais, hormônios e fotoassimilados e promovem maior desenvolvimento dos que permanecem. Também é observado efeito direto da auxina sobre o desenvolvimento do fruto, aumentando a capacidade de absorção do fruto (força dreno). Nestas pulverizações quanto maior a concentração e precocidade da aplicação, maior será o efeito de raleio. Contrário, aplicações com baixas concentrações e tardias apresentam baixo ou nulo efeito sobre o desbaste e promovem apenas crescimento do fruto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário