O novo sistema de irrigação faz parte do “Programa Águas de Sergipe” (PAS), empréstimo de US$ 70,3 milhões do Banco Mundial para o Governo do Estado. Deste montante, cerca de US$ 8 mi serão utilizados pela Cohidro em ações dentro do Componente 2, que visa uma melhoria ambiental na área de infraestrutura hídrica e irrigação no entorno da Bacia do Rio Sergipe.
O sistema completamente automatizado possibilitará maior eficiência na irrigação das plantas, mesmo assim o consumo de água será reduzido drasticamente em 60% já que no sistema de irrigação localizada o gotejamento é feito direto na raiz.
O novo sistema irrigatório, mais econômico, reduzirá em até 90% o pagamento da energia utilizada na irrigação das plantas. A irrigação localizada por micro aspersão melhora a germinação das plantas, no que resulta em aumento da produção. De cada 100 litros de água jogados no solo, 90 são aproveitados. Também é constatado que esse método distribui mais uniformemente a água
O alerta para desperdícios como a irrigação inadequada, profundidade da modulação, projeto mal planejado, além da adulteração de placas e orifícios, foram destaque, na tentativa de conscientizar os agricultores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário