Mais uma preocupação para produtores a praga Helicoverpa armigera é uma espécie extremamente polífaga, cujas larvas foram registradas em mais de 60 espécies de plantas cultivadas e silvestres e em cerca de 67 famílias hospedeiras que se alimentam de folhas e caules, contudo, têm preferência por brotos, inflorescências, frutos e vagens, causando danos tanto na fase vegetativa quanto reprodutiva. Essa praga possui alto potencial reprodutivo, sendo que cada fêmea tem a capacidade de ovipositar de 1.000 a 1.500 ovos, sempre de forma isolada, sobre talos, flores, frutos e folhas, preferencialmente no período noturno.Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.
Muitos lugares foram atingidos principalmente em Mato Grosso,Goias,Bahia que tem como fator econômico os grãos. Muita preocupação pois ainda não se sabe que medida tomar com essa nova praga descoberta a tão pouco tempo... muitos produtores estão sofrendo pois toda rentabilidade vem da produção e infelizmente a praga toma conta de toda a produção.
Mas a algum tempo muitos estudos estão sendo feitas em cima da praga vamos torce para que consigam achar uma maneira de controlar a praga sem prejudicar o bolço do produtor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário